quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Projeto Laboratório de Matemática

 O que?

Atividades práticas de caráter investigativo e experimental para ser desenvolvidas pelos estudantes do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Goes.

Por que?

Existem conceitos e conhecimentos matemáticos que precisam ser construídos pelos estudantes de maneira, independente e autônoma, de forma que o mesmo tenha possibilidades de experimentá-las e organizá-las livremente. Nem sempre o currículo garante tempo suficiente para tal, já que cada adolescente precisa de seu tempo individual para suas construções e livre pensar. 
Assim, o Laboratório de Matemática criará um espaço e tempo disponíveis para os estudantes e suas descobertas.

Para que?

O Laboratório de Matemática criará possibilidades para a aprendizagem matemática de forma leve, livre, divertida, construtiva e curiosa. Favorecendo o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de organização das próprias ideias, pensamentos e cálculos.

Onde?

As atividades podem ser realizadas em casa ou na escola, nos momentos livres, durante aulas vagas, etc. Contudo, serão iniciadas na aula de Práticas Integradoras.

Como?

O professor de Práticas Integradoras, como orientador da turma disponibilizará pelo menos uma de suas aulas para realização das propostas do Laboratório. Os estudantes recebem as orientações em material e impresso e põem a "mão na massa"! As atividades impressas deverão conter instruções, materiais necessários, dicas, instrumento de auto avaliação espaço para anotações ou rascunho e espaço para organização de cálculos ideias ou conclusões.

O ideal é que sejam disponibilizadas diferes propostas de atividades para que os adolescentes escolham por quais querem começar, tendo possibilidades para auto direcionamento pessoal e compartilhamento de aprendizagens com os demais colegas.

Quando?

O projeto acontece anualmente e as atividades são propostas semanalmente. O tempo de conclusão das atividades pode ser semanal ou quinzenal, respeitando o tempo de realização de cada adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário